Barueri propôs um desafio à cidade no Dia do Desafio: integrar atividade física e leitura. Para tanto, a Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pela mobilização no município, fez circuitos reunindo atividades esportivas e recreativas com um toque especial na literatura universal e nas modalidades olímpicas. Além disso, um caminhão de 10 toneladas foi carregado com mais de três mil livros de grandes autores universais. O desafio para as equipes foi puxar o caminhão por um pequeno percurso.
As ações em Barueri tiveram início às 7 horas com equipes da Guarda Municipal e do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) puxando o caminhão. Na sequência, quatro unidades do Exército (22º Depósito de Suprimentos, 20º Grupo de Artilharia, 22º Batalhão Logístico e o Arsenal de Guerra) mobilizaram 300 soldados, que realizaram atividades físicas com leitura no pátio do Grupo Bandeirante.
Funcionários do Gabinete do prefeito, da Saúde e da Administração reuniram-se em frente à sede da Prefeitura para puxar o caminhão e fazer atividades físicas. Servidores e frequentadores das secretarias de Desenvolvimento, Promoção Social, Meio Ambiente e Farmácia também se mobilizaram.
O 18º Grupamento de Bombeiros realizou circuitos com os integrantes, além de puxar o caminhão de livros. O mesmo ocorreu na ACM (Associação Cristã de Moços), de Alphaville.
OLIMPÍADA DA LEITURA
A Cultura elaborou um circuito batizado como Olimpíada da Leitura com revezamento de livros, bola ao cesto, ginástica rítmica, entre outros, e aplicou nos funcionários da SDPD (Secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência), Secretaria da Mulher, Parque da Maturidade e Ganha Tempo.
No Centro Cultural, as atividades tiveram início às 8 horas com pilates, circuito, ginástica, expressão corporal, ballet infantil, dança de salão, zumba, envolvendo a população e funcionários das secretarias. As bibliotecas municipais desenvolveram as atividades físicas e de leitura e também marchas com a Tocha Olímpica Literária, que percorreu todos os pontos da cidade.
DIADELERTODODIA
Em Barueri, o Dia do Desafio marca o início da mobilização pela Campanha Mundial pela Leitura #diadelertododia, que acontecerá no dia 20 de setembro.
“Procuramos mostrar que é possível integrar a leitura às atividades físicas”, disse a coordenadora de Eventos da secretaria, Risélia Pinheiro.
Tatiane de Jesus Ribeiro, da Secretaria de Mulher, disse que a atividade permitiu que saísse da rotina. “Achei muito divertido e bastante pertinente unir leitura e atividade física com a proximidade da Olimpíada”.
O major Silvano Villela, do 22º Depósito de Suprimentos, reconheceu que é difícil reunir as quatro unidades de Barueri para o desenvolvimento de uma atividade. “O Dia do Desafio permitiu essa integração, além de promover o incentivo à leitura entre os recrutas”, disse o major.
Não foram apenas os quartéis que conseguiram a união. As secretarias de Administração, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, SDPD, Esportes, Saúde, Educação, Mulher, Comunicação, Segurança, Abastecimento, Habitação, Finanças, Governo, Planejamento, Promoção Social, Negócios Jurídicos, Meio Ambiente, Suprimentos, Serviços Municipais, Transportes e Obras também participaram da ação.
CLIPPING
Fonte: DOB edição 810 de 26/05/2016
Reportagem: Simone Trino
Fotografia: Rikson Barreiros, Ana Cláudia Ventura, Valdir Galindo, Bonny Vieira, Gilberto Damião e Fernando Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário